• Branding: 5 dicas para definir seu posicionamento de marca.

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    Qual o conceito de posicionamento de marca?

    Para ficar mais claro, definir um posicionamento é ocupar uma posição de liderança e destaque com um produto ou serviço a partir dos diferenciais que o público-alvo valoriza.

    Ao criar uma estratégia de posicionamento, a empresa deve mapear qual segmento deseja atender e os diferenciais são importantes para ele. Então, será possível iniciar diversas ações personalizadas que visam à identificação da marca com esses valores.

    Mas como posso fazer um mapa de posicionamento do meu negócio?
    Aqui vão 5 dicas para definir o seu posicionamento no mercado!


    1. Faça uma pesquisa de mercado e da concorrência
    É preciso acertar em cheio em quais diferenciais se especializar, então, você deve entender quais são as carências do mercado, o que a concorrência está adotando atualmente e quais são os pontos inexplorados que podem revolucionar um negócio.

    Algumas ferramentas como pesquisa de campo e análise SWOT podem ajudar nesse mapeamento. Além das características do mercado, essas soluções também jogarão luz nos processos atuais que podem ser melhorados.

    2. Defina qual o core business do mercado
    Com isso, a pesquisa deve se aprofundar no core business do negócio, ou seja, quais são realmente os produtos e serviços vendidos. Uma padaria não vende apenas pão, mas cafés da manhã mais saborosos. A academia não presta serviço de aluguel de aparelhos de ginástica, mas um meio para que os seus clientes atinjam a boa saúde.

    Ao considerar o que a empresa, de fato, entrega de valor aos seus clientes que o core business pode ser identificado.

    3. Crie o mapa de posicionamento para seu negócio
    Entendido o mercado, seus valores e carências, é possível criar vetores que determinam o exato ponto das estratégias e diferenciais que os produtos e serviços de uma empresa devem explorar.

    4. Tenha atenção ao comportamento do consumidor
    O comportamento do consumidor também pode oferecer insights fundamentais, assim como históricos em softwares de CRM e relatórios de sistemas de automação de marketing.

    Por isso, aproveite todos os dados e pistas possíveis que o cliente oferece durante suas interações com a empresa. Isso vale para as redes sociais, atendimento em lojas, telefone e muito mais.

    5. Fortaleça seu posicionamento com ações de marketing e branding
    O marketing é indispensável para que o posicionamento seja percebido pelos clientes. Por isso, todas as suas ações e estratégias devem estar completamente alinhadas com seus diferenciais e segmentação definida.

    Para esse alinhamento, estão incluídas as ações nas redes sociais, promoções realizadas, criação de persona para o desenvolvimento de conteúdos de nutrição para o funil de marketing do negócio, entre outras.

    Isso vale também para a elaboração de vídeos, uma das ferramentas mais eficientes na atualidade para a realização de ações de marketing digital e posicionamento de mercado.

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