• A importância da mentoria para o sucesso do negócio online

    A mentoria já caiu na boca dos empresários e empreendedores do mercado e está em alta com a sua grande capacidade de colaborar com o desenvolvimento e melhor desempenho de determinadas área do negócio.

    Mentoria online


    Mas você sabe o que é uma mentoria e como funciona na prática?

    Com origem na língua inglesa, mentoria vem de "mentoring". Trata-se de uma ferramenta de desenvolvimento profissional que consiste na ajuda oferecida por alguém experiente em determinada área de estudo a outro com menos experiência, ou que precise de auxílio.

    Assim, o mentor deve possuir como requisito mínimo um conhecimento bem avançado sobre determinada área de atuação, o que permite sua qualificação para guiar, treinar e aconselhar seus “mentorados”.

    Essa vivência de procurar a visão de alguém com mais know-how ou para nos inspirar com novos caminhos e visões, já está virando prática comum e indispensável no mundo dos negócios. Basta conversar com qualquer empreendedor bem-sucedido e você logo vai descobrir que ele buscou conselhos de um especialista com maior bagagem pelo menos uma vez durante sua trajetória.

    No mundo dos negócios é muito comum – e extremamente necessário – procurar por orientação de profissionais que já chegaram onde você deseja chegar. É por isso que, hoje, todo profissional que se destaca um pouco mais em sua área de atuação já o faz ou logo irá aplicar um processo de mentoria. 


    mentoria de marketing digital
    Mentoria de Posicionamento Digital e Atração de Clientes pelas Redes Sociais

    Como funciona o processo e quais são os valores de um processo de mentoria?

    O processo de duração varia entre 2 meses a 1 ano. Os mentores podem optar por fazer a mentoria individual baseado na necessidade de cada cliente/mentorado ou formam grupos de 10 a 30 pessoas, sendo esses encontros presenciais ou online através de ferramentas de videoconferência ao vivo. Nessas reuniões, o intuito é compartilhar o conhecimento através de treinamentos, aulas e tem por base trocar ideias, informações, fazer networking e aprender técnicas de quem já alcançou resultados concretos, em outras palavras é um processo de aprendizagem e consultoria que abre a mente para insights e novos desafios que dão certo na prática.

    É preciso estar apto a ouvir e absorver as dicas e conselhos do seu mentor, o processo de troca existe ao longo da parceria mas se faz necessário esse olhar da observação e absorção de insights. Ao longo deste processo de mentoria você terá a oportunidade de aprender e evoluir muito com as experiências que o profissional escolhido já vivenciou e irá lhe passar de forma teórica e prática, te levando para a ação em cada final de encontro. É, de fato, uma chance única, que acaba por oferecer mais segurança nas tomadas de decisões, além de direcionar os “mentorados” para os melhores caminhos e resultados.


    Os valores podem variar de acordo com o profissional, a metodologia, didática das sessões e tempo de duração, são pacotes diferenciados para cada perfil de negócio, seja ele uma pequena ou média empresa, seja um novo empreendedor das áreas mais distintas, incluindo o coaching. De certo e com toda a certeza, esse é um investimento excelente para quem quer prosperar nos negócios.

    Como escolher e onde encontrar uma mentoria para o meu tipo de negócio?

    Esse é um ponto importante pois a mentoria é um investimento que precisa estar de acordo com os seus objetivos e propósitos.

    É necessário que você entenda o momento atual do seu negócio, seja um novo negócio dando os primeiros passos, seja um negócio já consolidado, saiba onde quer chegar antes de definir o mentor ou qual mentoria melhor poderá te ajudar nesse processo. Busque também por área de atuação. 

    Aqui no IBMD, por exemplo, temos a parceria com a Mentoria Águias de Sucesso de Marketing Digital e Alavancagem de Vendas Online com diversos planos de mentoria para cada tipo de negócio e necessidade, assim é possível alinhar o momento atual das necessidade e prioridades do negócio com os objetivos a curto, médio e longo prazo para se alcançar resultados na internet através de posicionamento, construção de público alvo e persona, estratégias digitais para captação de leads, conversão de vendas e engajamento com o público. 

    Se você é empresário, pequena empresa, empreendedor, coach ou profissional autônomo e deseja dar os primeiros passos na gestão da sua marca na internet para atrair mais clientes e usar os recursos digitais a favor dos seus resultados, clique aqui e conheça a Mentoria Águias de Sucesso de Marketing Digital e Alavancagem de Vendas Online. 


    Quando e por que investir em uma mentoria?

    Imagine que dentro do seu segmento você tem um problema, mas está com dificuldades em dar novos passos ou achar a melhor solução. Possivelmente você irá buscar opiniões e conselhos diversos de pessoas que já passaram pelo mesmo que você está passando e essa pode ser uma alternativa favorável para resolver a sua questão, a mentoria consiste em algo bem próximo a isso.

    O mentor ou mentora é também um coach que lhe dá todo o suporte e encorajamento para que você gerencie o seu próprio aprendizado, maximize o seu potencial e desenvolva todas as suas habilidades para alcançar os resultados desejados. Além disso, o ganho de conhecimento, a troca de vivências e o apoio de um especialista experiente aumenta a sua autoestima e autoconfiança. O mentor ou mentora de verdade ajuda você a encontrar um sentido para a sua vida e para a sua carreira e/ou negócio com uma missão e um propósito definido de maneira que você seja capaz de avaliar se está no caminho certo, a enxergar seus sonhos, ideais, princípios, valores, conhecimentos e atitudes.

    Clique aqui e assista a reportagem do GloboNews a importância da mentoria para pequenas empresas e empreendores.


    Texto por: Luciana Carvallho

    Gerente Comercial & Marketing no IBMD