• CONSULTORIA

    O que é uma Consultoria de Marketing Digital?

    O objetivo de uma consultoria de Marketing Digital é auxiliar diferentes tipos de negócios a utilizarem as ferramentas online e adaptarem o negócio para atender um novo comportamento do consumidor, que utiliza a internet para se informar e tomar suas decisões de compra.

    No IBMD você terá o acompanhamento de um profissional de marketing digital qualificado para identificar e diagnosticar problemas raízes e suas causas dentro do negócio, elaboração do planejamento de marketing de curto, médio e longo prazo e quais estratégias serão adotadas no novo plano de ação sugerido.



    Quais são os objetivos da nossa consultoria de Marketing Digital?

    1. Diagnosticar problemas

    Um dos principais papéis da consultoria de Marketing Digital no IBMD é diagnosticar os principais problemas do cenário atual da empresa. Para isso, é realizada uma análise de todos os processos de marketing e vendas, levantando oportunidades de melhoria para cada etapa e todos os pontos de contato online que a empresa tem com seu potencial cliente (site, redes sociais, blog, email etc.).

    Normalmente nesse diagnóstico inicial alguns itens de mudança já surtem efeitos imediatos.


    2. Fazer um planejamento

    Outro objetivo é realizar um planejamento alinhado com os objetivos de negócio da empresa, entendendo a realidade do negócio, metas a serem cumpridas pela equipe de vendas, ticket médio esperado de vendas e público-alvo. A partir disso, utilizar como base as métricas do mercado para calcular quanto precisará ser investido de tempo e dinheiro para o alcance dos resultados.

    Por exemplo: para a empresa realizar as vendas esperadas para o próximo período são necessárias quantas abordagens comerciais? Quantas oportunidades a equipe de marketing precisa gerar para chegar nesse número? Quantas visitas são necessárias no site para gerar essas oportunidades?

    E, a partir dessas metas definir as ações para atração de visitantes, geração de oportunidades e vendas. Dessa forma, o planejamento de Marketing Digital passa a contribuir diretamente para o sucesso da empresa em número, não apenas com posicionamento que era o grande foco do marketing tradicional.


    3. Definição das próximas etapas

    Após o diagnóstico e planejamento é hora do consultor utilizar sua expertise para orientar, em um plano de ação, as atividades que tenham maior potencial de sucesso. É o momento de explicar o que deve ser feito e como deve ser feito.

    É recomendável que as empresas utilizem da consultoria do IBMD também para aprender sobre a parte conceitual do Marketing Digital se envolvendo com o porquê das atividades propostas. A consultoria de Marketing Digital deve ter um caráter educativo para que a empresa não fique dependente do consultor e consiga entender o propósito do trabalho.

    O que uma Consultoria de Marketing Digital NÃO faz:

    1. Execução das atividades

    As expectativas de algumas empresas ao contratarem uma consultoria de Marketing Digital estão atreladas à ideia de que o consultor irá executar atividades, como postagens em redes sociais, criação de páginas de conversão e produção de conteúdo, e a empresa ficará com o papel de monitoramento dos resultados.

    O papel do consultor é orientar as atividade e possivelmente sugerir fornecedores para execução, não realizá-las!

    Por isso, é altamente recomendável ter um funcionário na empresa que seja responsável pelo trabalho de Marketing Digital e, se possível, responda por métricas relacionadas, como geração de visitas, Leads e oportunidades comerciais gerando assim um comprometimento com o projeto.

    2. Disponibilidade em tempo integral

    Como a maior parte dos modelos de consultorias empresariais, a consultoria normalmente é negociada em um pacote de horas.

    É importante alinhar com o consultor a metodologia de trabalho para não haver problemas, definindo pontos como: momentos para suporte de dúvidas, tempo para reuniões de definições estratégias, momentos de aprendizagem e canais de contato.


    Quando contratar uma consultoria de Marketing Digital?

    O momento de contratar uma consultoria de Marketing Digital é quando a empresa ou o pequeno negócio possui uma estrutura mínima para executar o projeto e está disposta a se comprometer com os resultados.

    Essa estrutura envolve basicamente o tempo de dedicação de um funcionário que tenha algumas habilidades na área de Marketing Digital e orçamento mínimo da área de marketing para investir nas ações.


    Para mais informações e orçamento envie um e-mail para: luciana@ibmdigital.com.br